Seja Bem Vindo

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Apresentações artísticas marcam presença na inauguração da Vila Olímpica






Por PMM



A inauguração da Vila Olímpica que será realizada no próximo dia 1º de junho (domingo) terá diversas atrações culturais para a população maringaense. A dupla sertaneja Hugo Pena e Gabriel fará um show às 16 horas, além de outras atrações como a cantora Celina Borges, o cantor Waguinho, grupo Receita do Samba e dança japonesa. Ainda durante o evento, os visitantes poderão prestigiar muitas atividades esportivas, com a participação de grandes estrelas do esporte brasileiro. O complexo esportivo da Vila Olímpica ocupa uma área de 121.500 m² na Zona 7 de Maringá, que já acomoda o Estádio Regional Willie Davids e os ginásios de esportes Chico Netto e Valdir Pinheiro.
Hugo Pena e Gabriel
A dupla sertaneja já gravou quatro CDs e dois DVDs. Os últimos CD e DVD foram gravados no show realizado no dia 1º de maio deste ano no Estádio Willie Davids. Hugo Pena nasceu em Nova Fátima - PR e aos seis anos aprendeu as primeiras notas musicais no violão do pai. Logo ganhou um cavaquinho e animava os encontros da vizinhança. Foi incentivado pelos pais e decidido a seguir carreira quando formou dupla com Gabriel. Emerson Robson Campos (Gabriel), nasceu em Maringá e desde pequeno já mostrava muita afinidade com a música. Ainda criança formou dupla sertaneja com um amigo de bairro. Gabriel e Hugo Pena se encontraram e começaram a cantar e contagiar os amigos e as milhares de pessoas nos shows por onde passavam.
Celina Borges
Filha de musicista, nascida em Belo Horizonte, Celina Borges iniciou na música como professora de piano juntamente com sua mãe, aos treze anos de idade. Aos vinte anos, com a Renovação Carismática Católica, iniciou sua carreira com animação de grupos de oração e condução de ministérios de música. Em 1996, gravou seu primeiro CD, intitulado Deixe-me nascer e a partir daí começou a evangelização, não só em Belo Horizonte como também em outros estados do Brasil. Em 1998, gravou o CD, Chuva de outono, dando continuidade à sua vida missionária. Gravou em 2000, o CD Tributo ao grande amor. Esteve em Roma evangelizando e divulgando seu trabalho, fazendo até mesmo um clip da música que é a faixa 11 do referido CD “Duas Asas: Fé e Razão” (baseada na carta do Papa João Paulo II : Fides et Ratio). Em 2003, lançou o quarto CD Diamante Lapidado, com a participação de Dom Alberto Taveira, Padre Roberto Lettieri, Padre Jonas Abib e Padre Fábio de Melo. Em setembro de 2004, lança seu quinto CD Backstage Intimidade.

Receita do Samba
O grupo é maringaense e mostra em suas apresentações as diferentes vertentes do samba, tais como: chorinho, samba-de-breque, samba-canção, partido-alto e samba-enredo. Em seu primeiro CD contou com as participações especiais de Almir Guineto (O Rei do Partido-Alto), Integrantes da Bateria da tricampeã do Carnaval do Rio de Janeiro: a Beija-Flor e do grande cavaquinista Alceu Maia que também é o responsável pela produção musical do CD. O Receita do Samba abriu shows de Neguinho da Beija-Flor, Jorge Aragão e Geraldo Azevedo. Atuou como banda de apoio para Almir Guineto, Eliana de Lima, Ivo Meireles e Nanana da Mangueira.

Dança tradicional japonesa
As danças japonesas originaram-se na antiguidade, em manifestações de crenças por meio de doutrina e rituais próprios, caracterizadas pela leveza dos movimentos, desempenhadas de forma austera e peculiar, sendo consideradas as primeiras manifestações de danças religiosas chamadas de Kagura, literalmente “a música dos deuses”, mas que significa “lugar dos deuses”. Essas danças antigas eram como oferendas para entreter os deuses, e não era permitido a ninguém, exceto os dançarinos, testemunhar sobre a tradição. Elas tiveram origem no mito japonês da deusa Sol, Amaterasu, que se refugiou dentro de uma caverna por causa de Hayasusanoono Mikoto, seu irmão, mas conseguiu a liberdade devido a dança executada por Amenouzumeno Mikoto. Dessas manifestações, originaram-se outros estilos de danças.
Orquestra Filarmônica do Cesumar
A Orquestra Filarmônica do Cesumar foi fundada em janeiro de 2003. Tem como regente Davi do Carmo Oliveira e como spalla Bruno de Oliveira Correa. A orquestra é formada por 40 músicos e seu repertório é eclético, seus integrantes são pessoas da comunidade, alunos e funcionários da instituição. O objetivo da orquestra é levar a boa música em Maringá e região, fazendo belas aberturas e encerramentos de grandes eventos.

Programação Cultural
9 horas – Apresentação do Tiro de Guerra
9h30 – Fanfarra Branca da Mota Fernandes
10 horas – Apresentação do Taiko (ACEMA)
10h30 – Show com Waguinho (evangélico)
11h30 – Dança tradicional japonesa (ACEMA)
12 horas – Show com Receita do Samba
13 horas – Cantores japoneses adultos (ACEMA)
13h30 – Show com Celina Borges (católica) **EXPETACULAR CONFIRAM**
15 horas – Cantores japoneses infantis (ACEMA)
15h30 – Dança japonesa interativa - Bon Odori ** MUITO BOM TAMBÉM**
16 horas – Show com Hugo Pena e Gabriel
17h30 – Orquestra Filarmônica do Cesumar
Como já fiz pequenos comentários ai em cima na porgramação, continuo rsrs.
A programação estáté boa, tirando Hugo Pena e Gabriel, Receita do Samba e o tal de Waguinho que deixou de ser pagodeiro, o restante da programação está ótima, já conferi Celina Borges cantando e confesso que me espantei com o tom maravilhoso de voz que essa mulher tem vale a pena conferir.
Ja pra quem curti aprender novas danças confira tb o Bon Odori, que na verdade deveria ser chamado de Matsuri Dance, afinal Bon Odori é uma dança tradicional japonesa em homenagem aos ancestrais, ou pessoas ja falecidas da familia e mestres dos povos japoneses.
Boa Festa.

Nenhum comentário: